segunda-feira, 24 junho, 2019 - 13:27
Capa » Economia » ‘Robô jornalista’ foi o primeiro a noticiar terremoto em Los Angeles
‘Robô jornalista’ foi o primeiro a noticiar terremoto em Los Angeles

‘Robô jornalista’ foi o primeiro a noticiar terremoto em Los Angeles

Mapa do Google destaca Los Angeles


Graças à ajuda de um “robô jornalista”, o jornal americano “Los Angeles Times” foi o primeiro a dar a notícia do terremoto de 4,4 graus na escala Richter que fez tremer a cidade no dia 17.mar.2014.

Ken Schwencke, jornalista e programador do “Los Angeles Times”, criou um algoritmo chamado Quakebot, que gera um artigo curto assim que ocorre um tremor. 

Programado para extrair informação do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e incluí-la em um formato desenvolvido previamente, o Quakebot escreveu: “Segundo o Serviço Geológico dos EUA, um tremor de pouca magnitude de 4,4 graus aconteceu na segunda-feira de manhã a oito quilômetros de Westwood, Califórnia. O tremor aconteceu às 6h25 da manhã, hora do Pacífico, a uma profundidade de oito quilômetros”.

Notícia escrita pelo Quakebot


Schwencke acordou com o terremoto, leu rapidamente o texto e apertou o botão de “publicar”. Em entrevista à revista digital “Slate”, o programador disse que o algoritmo “não elimina o trabalho de ninguém, mas torna seus trabalhos mais interessantes”.

Fonte: Efe/O Estado de S.Paulo
http://blogs.estadao.com.br/link/robo-jornalista-foi-o-primeiro-a-noticiar-terremoto-em-los-angeles/

Sobre Luciano Abe

Avatar
Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)