segunda-feira, 20 agosto, 2018 - 08:08
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Morre marinheiro que protagonizou foto famosa de beijo na Segunda Guerra Mundial
Morre marinheiro que protagonizou foto famosa de beijo na Segunda Guerra Mundial

Morre marinheiro que protagonizou foto famosa de beijo na Segunda Guerra Mundial

                                                                Foto: Alfred Eisenstaedt/Westlicht Auction
Foto de marinheiro beijando enfermeira


Glenn McDuffie, o marinheiro americano que aparece beijando uma enfermeira em uma famosa foto do fim da Segunda Guerra Mundial, morreu aos 86 anos no domingo (09.mar.2014) em um lar de idosos em Dallas, no Texas. 

Tirada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt em 14 de agosto de 1945, a foto foi publicada na revista “Life”. Ele tinha 18 anos e estava a caminho do Brooklyn para visitar sua namorada após o anúncio do fim da guerra. “Então eu vi a enfermeira. Ela me viu gritando com um sorriso enorme em meu rosto. (…) Eu fui direto até ela e a beijei”, contou McDuffie em uma entrevista. Depois, seguiu até a casa da namorada, sem nunca ter trocado palavra com a enfermeira.  

                                                                                          Foto: Pat Sullivan/AP/Arquivo

Glenn McDuffie


Somente muitos anos depois, a enfermeira revelou sua identidade. Edith Shain contou que deixou o marinheiro beijá-la, visto que ele lutou por ela durante a guerra. Em 20 de junho de 2010, Shain faleceu aos 91 anos, após uma batalha contra um câncer de fígado.

McDuffie se tornou conhecido há apenas seis anos, quando a artista forense Lois Gibson disse ter confirmado com absoluta certeza que aquele senhor de 80 anos era o mesmo rapaz que aparecia na foto. Ela tirou cerca de 100 fotos de McDuffie reencenando o beijo, e se disse convencida. 

Após a confirmação, McDuffie ficou famoso e fez participações em programas de TV. Mulheres pagavam US$ 10 para tirarem uma foto beijando-o na bochecha.

Fonte: AP/G1
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/famoso-como-beijoqueiro-de-foto-iconica-da-2-guerra-morre-nos-eua.html

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)