sábado, 23 outubro, 2021 - 15:23
Capa » Animal » Nova técnica argentina permite mudança de sexo em animais
Nova técnica argentina permite mudança de sexo em animais

Nova técnica argentina permite mudança de sexo em animais

Vaca malhada com dois filhotes malhados


Os animais poderão mudar de sexo na Argentina graças a uma nova técnica desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires.

Trata-se de um procedimento desenvolvido para clonar cromossomos e, a longo prazo, poder modificar o sexo de vacas, éguas e até fêmeas de outras espécies.

Os cromossomos que determinam o sexo são o X e o Y. Assim, se um indivíduo tem dois cromossomos X é fêmea; se tem apenas um X e um Y é macho.


“A longo prazo, nós buscaremos desenvolver um método para modificar esses cromossomos de uma fêmea: em vez de ter os XX originais, seria XY”, explicou à Agência Efe o diretor do Laboratório de Biotecnologia Animal da universidade, Daniel Salamone.

Primeiro os cientistas selecionam um animal com características únicas, como uma vaca que tenha a melhor capacidade de produzir leite em qualidade e quantidade. Depois, eles a clonam para que a cópia tenha sua mesma informação genética. O detalhe é que, após uma troca de cromossomos sexuais, o animal seria um touro.

“Deste modo estaríamos aumentando a produção do número de filhotes, porque enquanto uma vaca com tratamentos hormonais muito caros pode gerar somente de 20 a 30 filhotes por ano, um touro produz mais de 10 mil”, disse Salamone.

Fonte: Efe/Aldana Vales/UOL
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2013/11/10/nova-tecnica-argentina-permite-mudanca-de-sexo-em-animais.htm

Sobre Luciano Abe

Avatar
Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)