Nova técnica argentina permite mudança de sexo em animais

Vaca malhada com dois filhotes malhados


Os animais poderão mudar de sexo na Argentina graças a uma nova técnica desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires.

Trata-se de um procedimento desenvolvido para clonar cromossomos e, a longo prazo, poder modificar o sexo de vacas, éguas e até fêmeas de outras espécies.

Os cromossomos que determinam o sexo são o X e o Y. Assim, se um indivíduo tem dois cromossomos X é fêmea; se tem apenas um X e um Y é macho.


“A longo prazo, nós buscaremos desenvolver um método para modificar esses cromossomos de uma fêmea: em vez de ter os XX originais, seria XY”, explicou à Agência Efe o diretor do Laboratório de Biotecnologia Animal da universidade, Daniel Salamone.

Primeiro os cientistas selecionam um animal com características únicas, como uma vaca que tenha a melhor capacidade de produzir leite em qualidade e quantidade. Depois, eles a clonam para que a cópia tenha sua mesma informação genética. O detalhe é que, após uma troca de cromossomos sexuais, o animal seria um touro.

“Deste modo estaríamos aumentando a produção do número de filhotes, porque enquanto uma vaca com tratamentos hormonais muito caros pode gerar somente de 20 a 30 filhotes por ano, um touro produz mais de 10 mil”, disse Salamone.

Fonte: Efe/Aldana Vales/UOL
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2013/11/10/nova-tecnica-argentina-permite-mudanca-de-sexo-em-animais.htm

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *