quinta-feira, 20 setembro, 2018 - 23:35
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Exame pelo SUS demora quatro anos para ser marcado na Bahia
Exame pelo SUS demora quatro anos para ser marcado na Bahia

Exame pelo SUS demora quatro anos para ser marcado na Bahia

                                                                                                                        Mário Bittencourt/UOL
Aposentado mostra exame que foi marcado após quatro anos de espera


Um aposentado da Bahia teve marcado somente para às 10h do dia 13.fev.2014 um exame cujo pedido foi feito em 6 de janeiro de 2010 e seria realizado pelo SUS (Sistema único de Saúde). O caso ocorreu em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. 

O aposentado Flávio Borges de Brito, de 77 anos, sofria com dores na bexiga e teria que fazer um exame de urofluxometria – para medir a força do jato urinário. Após um mês de espera, Flávio não aguentou e decidiu pagar para fazer o exame. Ele diz ter gasto mais de R$ 2.000 com o exame e medicamentos.

Revoltado com a situação, o aposentado desabafou em entrevista ao “UOL”: “as coisas que funcionam no Brasil são somente mentira, roubo, impostos e gasto do dinheiro público, como bem [faz] a mulher [a presidente Dilma Rousseff, do PT], que gastou bilhões para fazer estádios. A saúde está aí caindo aos pedaços e a violência fazendo com que a gente fique dentro de casa”.


A Secretaria de Saúde, por meio de nota ao “UOL”, informou que investiga o motivo da demora na marcação do exame e que está “trabalhando para ampliação da oferta de vagas para consultas com especialista”. “Atualmente não existe fila de espera para urologista”, garante a secretaria.

Fonte: UOL/Mário Bittencourt
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/02/13/exame-pelo-sus-demora-quatro-anos-para-ser-marcado-na-bahia.htm

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)