sexta-feira, 15 dezembro, 2017 - 23:29
Capa » Ciência » EUA querem posse de locais de pouso na Lua
EUA querem posse de locais de pouso na Lua

EUA querem posse de locais de pouso na Lua

Astronautas com bandeiras da China e dos Estados Unidos


Congressistas americanos discutem a possibilidade de criar uma lei que transforme todos os locais em que houve pousos tripulados na Lua em Parques Nacionais dos Estados Unidos.

O Apollo Lunar Landing Legacy Act foi introduzido no Congresso em 8 de julho de 2013, para evitar que futuras missões de outros países — ou mesmo de empreendimentos comerciais — adulterem os locais históricos em que homens caminharam sobre a Lua pela primeira vez.

No entanto, os Estados Unidos são signatários do chamado Tratado do Espaço, posto em efeito em 1967, que diz que nenhum país pode clamar para si a posse de partes de corpos celestes. Os defensores da nova legislação dizem que o Parque Nacional seria composto apenas por pegadas, bandeiras e artefatos tecnológicos deixados pelos astronautas na Lua, e não pela Lua em si. 

Fonte: Folha de S.Paulo/Salvador Nogueira
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/12/16/eua-querem-posse-de-locais-de-pouso-na-lua/

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP.
Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)