segunda-feira, 23 outubro, 2017 - 09:41
Capa » Ciência » Cientistas fazem cabelo voltar a crescer em laboratório
Cientistas fazem cabelo voltar a crescer em laboratório

Cientistas fazem cabelo voltar a crescer em laboratório

Cabeça de homem calvo


Cientistas conseguiram fazer o cabelo voltar a crescer cultivando em laboratório células humanas da derme papilar, trazendo novas esperanças para o tratamento da calvície.

No estudo publicado nesta segunda-feira (21.out.2013), as células humanas, depois de cultivadas, foram reimplantadas na pele de camundongos, permitindo a produção de folículos pilosos.

Em cinco de sete testes, o enxerto produziu cabelos novos durante pelo menos seis semanas. Um exame de DNA mostrou que os novos folículos pilosos eram humanos e geneticamente similares aos dos doadores das células papilares. 

A técnica pode trazer benefícios para mulheres e homens calvos e indivíduos que sofreram queimaduras. Segundo os autores do estudo, no entanto, é necessário fazer mais trabalhos antes que esta técnica possa ser testada em humanos.

Fonte: UOL
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2013/10/21/cientistas-fazem-cabelo-voltar-a-crescer-em-laboratorio.htm

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)