segunda-feira, 06 julho, 2020 - 14:31
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Suplicy se emociona ao relatar visita a Luiz Gushiken
Suplicy se emociona ao relatar visita a Luiz Gushiken

Suplicy se emociona ao relatar visita a Luiz Gushiken


Em emocionado pronunciamento nesta terça-feira (10.set.2013), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez uma pequena biografia do ex-ministro e ex-deputado federal Luiz Gushiken, de 63 anos, a quem visitou no final de semana no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Gushiken está acometido por um câncer em estágio avançado.

Suplicy destacou fatos marcantes da trajetória do amigo, desde que comandou, como presidente do Sindicado dos Bancários de São Paulo, a primeira grande greve da categoria, em 1985, até a democratização do orçamento publicitário do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do qual foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação.



Os problemas de saúde remontam à década de 70, quando passou por pesado tratamento radioterápico após a retirada de um câncer no testículo. Sofreu um ataque cardíaco em 2001. Em 2002, extraiu o estômago, sofreu septicemia após a cirurgia e perdeu 20 quilos em sete dias. Em 2008 teve novo princípio de infarto e, em 2010, passou por grande cirurgia para retirar várias partes de órgãos internos acometidos pelo câncer, operação que se repetiu em maio deste ano.

Em 2005, foi acusado de participação no suposto esquema do mensalão. Sete anos depois, foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de todas as acusações. Eduardo Suplicy lamentou a ausência de qualquer reparação, pela mídia, das acusações veiculadas. “Foram 3.285 dias em que sua honra foi pisoteada, com requintes de crueldade”, afirmou o senador.

Suplicy terminou o pronunciamento chorando e exibindo a foto que fez com o “querido amigo” no hospital.

O vídeo completo:


http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2013/09/10/interna_politica,461473/suplicy-se-emociona-ao-relatar-visita-a-luiz-gushiken.shtml

Sobre Luciano Abe

Avatar
Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)