sexta-feira, 24 novembro, 2017 - 16:18
Capa » Brasil » Partido Pirata do Brasil publica programa partidário no Diário Oficial
Partido Pirata do Brasil publica programa partidário no Diário Oficial

Partido Pirata do Brasil publica programa partidário no Diário Oficial


O Partido Pirata do Brasil iniciou, no dia 02.set.2013, a segunda fase do processo de formalização do partido com a publicação do Estatuto e do Programa Partidário no Diário Oficial da União (DOU). Nos próximos dias, o partido fundado em 28 de julho de 2012 dará início ao registro civil em cartório, cumprindo a exigência da legislação eleitoral para iniciar a coleta de aproximadamente 500 mil assinaturas.


“Partido Pirata surgiu no mundo a partir de um movimento de resistência civil a tentativas de criminalização de maneiras de compartilhar conhecimento propiciadas pela popularização das tecnologias digitais”, diz o texto no Diário Oficial.

A publicação no DOU custou R$ 11.844,30, valor que foi obtido por meio de uma campanha na Internet, que arrecadou R$ 21.163,70 doados por 420 pessoas. É o primeiro partido brasileiro construído via Internet e que obteve recursos por intermédio de financiamento coletivo. Alemanha, Espanha, Suécia, Suíça, Áustria, República Tcheca, Finlândia, Croácia e Islândia já contam com representantes Piratas eleitos pela população.

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP.
Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)