segunda-feira, 10 dezembro, 2018 - 14:08
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Hiriko, o carro dobrável menor que o Smart
Hiriko, o carro dobrável menor que o Smart

Hiriko, o carro dobrável menor que o Smart


O Hiriko CityCar é um veículo compacto e elétrico que consegue “dobrar” para facilitar o estacionamento nas cidades. Com 40% do tamanho de um veículo normal e capacidade para dois lugares, o Hiriko (palavra basca para ‘urbano’) tem 2,70 metros de comprimento e 1,70 metros de largura e pode ser dobrado para ser estacionado. A traseira do veículo move-se para baixo do chassis, deixando o carro mais alto, mas com apenas dois terços do comprimento de um Smart: três Hirikos ocupam uma vaga comum. Para facilitar as manobras, o veículo gira sobre o próprio eixo.



Projetado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o Hiriko tem autonomia de bateria para andar 120 km a uma velocidade máxima de 50 km/h e está à venda na Europa por € 12,5 mil (R$ 37 mil).



Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)