quinta-feira, 17 agosto, 2017 - 22:22
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Harvard descobre livro com capa feita de pele humana
Harvard descobre livro com capa feita de pele humana

Harvard descobre livro com capa feita de pele humana

Livro com capa feita de pele humana


Um livro com capa feita de pele humana foi descoberto na biblioteca Houghton, na Universidade de Harvard. É uma cópia de “Des destinées de l’ame” (“Os destinos da alma’), obra escrita no século 19 pelo escritor francês Arsène Houssaye (1815-1896).

O livro, depositado na biblioteca de Harvard em 1934, contém um manuscrito que diz que sua encadernação foi feita com pele tirada das costas de uma mulher, já que “um livro sobre a alma humana merecia ter uma capa humana”.

“Esse livro é encadernado em pele humana, onde nenhum ornamento foi prensado para preservar sua elegância. Olhando cuidadosamente, você pode facilmente distinguir os poros da pele. Um livro sobre a alma humana merecia ter uma capa humana: eu havia guardado esse pedaço de pele humana tirado das costas de uma mulher”, diz o texto.

Capa feita de pele humana


Para identificar a pele humana na capa, pesquisadores usaram uma técnica que identifica a presença de proteínas no material.

Fonte: Folha de S.Paulo – Ilustrada
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/06/1466636-harvard-descobre-livro-com-capa-feita-de-pele-humana.shtml

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)