segunda-feira, 23 outubro, 2017 - 09:43
Capa » Comida » Empresa cria chocolate que não derrete nas mãos
Empresa cria chocolate que não derrete nas mãos

Empresa cria chocolate que não derrete nas mãos

Frédéric Depypère, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Barry Callebaut AG, maior fabricante de chocolate a granel do mundo, anunciou que está pronto para começar a vender um chocolate que derrete na boca, mas não nas mãos. Ele diz que sua equipe pode produzir um chocolate capaz de permanecer sólido a temperaturas de até 38 graus Celsius sem derreter — cerca de 4 graus a mais que a maioria dos chocolates de hoje. Seria ideal para países de clima mais quente.

Embora a Callebaut esteja liderando a corrida, a Nestlé vem logo atrás. A fabricante das marcas KitKat e Cailler diz que desenvolveu um chocolate que mantém seu formato com uma temperatura de até 40 graus e que os produtos poderiam chegar às prateleiras dentro de três anos.

Desde 1970, mais de 90 patentes relacionadas ao tópico foram registradas e pelo menos metade delas remete a mais de duas décadas atrás. Para os chocolatiers, o principal problema tem sido fazer com que o produto tenha o gosto e provoque a sensação de – surpresa– chocolate.

“Um dos caminhos mais usados tem sido modificar o sistema de gordura para que ele derreta a uma temperatura mais elevada, mas se a gordura não derreter na boca, você fica com uma gordura sólida com gosto de vela”, disse Steve Whitehouse, cientista da operação de pesquisa da Nestlé em York, na Inglaterra.

Fonte: UOL Economia/Bloomberg Business | Foto: Barry Callebaut AG
http://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2015/06/25/dedos-grudentos-sao-coisa-do-passado-chegou-o-chocolate-para-lugares-de-clima-quente.htm

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)