Um catador de material reciclável salvou do lixo cerca de três mil livros didáticos que foram jogados fora pelo diretor de uma escola em Santa Catarina. O MEC Ministério da Educação (MEC) investiga o caso.
Há duas semanas, José Vanderlinde, diretor da Escola de Educação Básica Nereu Ramos, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, ofereceu um material ao reciclador Antônio Osni Monn. A condição para levar os sacos de lixo cheios era que o carregamento fosse feito à noite, retirado da biblioteca da instituição.
“Eu peguei os livros e suspeitei, porque ele mandou ‘enlonar’, não podia ninguém ver. Se eu vou carregar uma coisa que ninguém pode ver, é porque é uma coisa ilícita”, disse o catador em entrevista à “RBS TV“.
Antônio levou os sacos para seu galpão e, ao abri-los, se deparou com muitos dos livros didáticos ainda dentro de suas embalagens com o selo do MEC. Parte do material foi distribuído no início deste ano letivo e sequer foram usados pelos alunos.
![]() |
Antônio Osni Monn, que salvou do lixo cerca de 3 mil livros didáticos |
O diretor alega que nenhum aluno da escola ficou sem material e diz que apenas os livros que sobraram foram descartados. Mas a Gerência Regional de Educação na Grande Florianópolis afirmou que o diretor não poderia descartar os livros por se tratarem de patrimônio público, que devem ser usados por pelo menos três anos. Depois disso, podem ser doados para instituições ou vendidos a sebos, sempre com o aval da Secretaria de Educação.
“É dinheiro meu, é do povo. É dinheiro que nós pagamos, não é que o governo deu. É dinheiro nosso”, diz o reciclador, que ganharia cerca de R$ 1.000,00 com o material.
O diretor pediu afastamento do cargo, mas ele e dois assessores continuam no quadro de professores da unidade escolar. O processo administrativo ainda não está encerrado.
Vale a pena conferir o vídeo da reportagem da RBS TV no link abaixo:
Fonte: RBS TV/G1
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/08/diretor-de-escola-de-sc-doa-3-mil-livros-novos-para-catador-de-lixo.html