sexta-feira, 26 maio, 2017 - 04:30
Capa » Brasil » ‘Sonho realizado’, diz Levy Fidelix sobre monotrilho tucano em São Paulo
‘Sonho realizado’, diz Levy Fidelix sobre monotrilho tucano em São Paulo

‘Sonho realizado’, diz Levy Fidelix sobre monotrilho tucano em São Paulo

                                                                                                            Ale Vianna/Brazil Photo Press
Levy Fidelix visita monotrilho de São Paulo


O candidato à Presidência da República pelo PRTB, Levy Fidelix, visitou neste domingo (31.ago.2014) o monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, aberto ao público em caráter experimental. Fidelix destacou que o monotrilho equivale à sua proposta do aerotrem. “É um sonho realizado. Se, no início, fomos ridicularizados, vemos agora que eu não era apenas uma pessoa que sonhava, mas sim que imaginava o futuro antecipadamente”, declarou à “Agência Brasil“.

Segundo o candidato, a diferença entre monotrilho e aerotrem é apenas a nomenclatura adotada. “É a mesma coisa. Monotrilho tem a ver com a palavra inglesa monorail. É importada. Eu sempre conheci por este nome, mas eu abrasileirei a palavra”, explicou. A proposta dele é que todas as grandes cidades utilizem essa tecnologia de transporte. “Eles são rápidos de construir e são muito mais baratos. Basicamente, um terço do metrô convencional. Além disso, tem a facilidade de não precisar desapropriar, porque você coloca no canteiro central das largas avenidas”, declarou.

Monotrilho em São Paulo


Fidelix defendeu a construção de um trem de alta velocidade para interligação do Rio de Janeiro e São Paulo. “É uma forma de baratear as passagens. Não vamos ficar dependentes da ponte aérea que hoje é muito cara e torna-se inviável em dias de chuva, de eventos. Qualquer que seja o governo que venha a assumir, deve retomar imediatamente essa proposta”, disse. Em seguida, avaliou que é necessário interligar nos mesmos moldes Belo Horizonte e Curitiba e, na sequência, a capital federal e o Nordeste brasileiro.

Os usuários do Metrô que desejarem conhecer o monotrilho podem fazer o percurso de 2,9 quilômetros entre as estações Oratório e Vila Prudente aos sábados e domingos das 10h às 15h. As viagens ocorrem com intervalos regulares, somente quando há um número mínimo de passageiros interessados em conhecer o sistema.

Fonte: Agência Brasil/Camila Maciel e Denise Griesinger
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-08/levy-fidelix-faz-visita-ao-monotrilho-em-sao-paulo

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)