sexta-feira, 18 agosto, 2017 - 13:18
Capa » Brasil » Brasileiro inventor de ‘luz engarrafada’ tem ideia espalhada pelo mundo
Brasileiro inventor de ‘luz engarrafada’ tem ideia espalhada pelo mundo

Brasileiro inventor de ‘luz engarrafada’ tem ideia espalhada pelo mundo


Em 2002, durante um período de frequentes apagões de energia no Brasil, um mecânico da cidade mineira de Uberaba encontrou a solução para iluminar a própria casa. Alfredo Moser utilizou nada mais do que garrafas plásticas pet de dois litros com água e uma pequena quantidade de cloro.

“Adicione duas tampas de cloro à água da garrafa para evitar que ela se torne verde (por causa da proliferação de algas). Quanto mais limpa a garrafa, melhor”, explicou Moser em entrevista à BBC Brasil.
 
 
Para evitar vazamentos, Moser prende as garrafas com cola de resina. Outro detalhe é que a lâmpada funciona melhor se a tampa for encapada com fita preta.

 

A “lâmpada de Moser” consegue alcançar 60 watts e já chegou a 15 países, dentre eles Filipinas, Índia, Bangladesh, Tanzânia, Argentina e Fiji. “Você não leva choque e essa luz não lhe custa nem um centavo”, ressalta Moser.
Excelente matéria da BBC Brasil:

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)